Exercícios de Ilusão de Ótica
Aqui estão, alguns exercícios para o cérebro que brincam com ilusões de ótica. É muito divertido participar e ainda, como todo exercício mental, estimula seu cérebro e melhora sua memória. Confira abaixo alguns exercícios para o cérebro e divirta-se!
O Primeiro deles, é o já famoso troca-letras, que prova que a ordem das letras não importa tanto na leitura das palavras.
O exercício seguinte, da troca de letras por número, mostra o quanto o cérebro da gente se adapta e reforça a ideia do exercício acima.
Agora, vem uma série que desafia nosso cérebro. De cara, parece que temos apenas uma letra ou número inserida repetidamente, mas você seria capaz de encontrar um número ‘6’ no meio desse monte de ‘9’s?
E quanto a dois ‘B’s dentre os ‘R’s?
Um número ‘1’ entre os ‘i’s.
Um ‘N’ entre os ‘M’s.
Um ‘Q’ entre os ‘O’s.
E agora, o mais interessante. Veja se você consegue dizer a sequência de cores abaixo. Mas preste atenção!!! Você não pode ler as palavras, mas apenas dizer quais são as cores que você está vendo em sequência rapidamente.
Aqui estão alguns exemplos de fotografias cujos ângulos (in)felizes provocaram algum tipo de ilusão de ótica cômica/bizarra. Agora observe estas fotografias e com atenção descubra o que há de errado nelas.
Nessas imagens, a interação das cores, contrastes e posições das formas dão a impressão de que as figuras estão se movimentando. O que acontece é que esses elementos criam minúsculos movimentos involuntários nos nossos olhos, dando a falsa impressão de que a imagem não é estática. Observe:
Algumas imagens só causam ilusões de ótica depois que utilizamos a habilidade que os nossos olhos têm de focar. Nessas situações, podemos criar pontos cegos, falsas referências ou até distorcer imagens reais.
Quantos pontos pretos existem nessa imagem?
Percebeu? É impossível contar os pontos pretos justamente porque eles não existem. Não há pontos nessa imagem, conhecida como a "Grelha Cintilante". Nela, as cores contrastantes e as retas próximas umas das outras causam a impressão de que existe algo além de grades brancas em uma tela escura. Tudo obra do seu sistema visual.
Nem é preciso explicar, não é? Esse cubo é um ótimo desenho, feito por um artista que sabe trabalhar muito bem com a técnica 3D e o vídeo foi gravado por alguém que soube acertar o ângulo inicial.
Essas são as ilusões de ótica mais comuns, que conhecemos desde pequenos. Alguns desenhos são ambíguos, os seja, podem ser interpretados de diferentes formas. Conheça alguns exemplos.
Espero que tenham gostado dos exercícios de ilusão de ótica. Não há necessidade de enviar as respostas das suas observações por e-mail. Mas você poderá deixar nos comentários abaixo, as sensações provocadas pelas imagens. Um grande abraço a todos!
Fontes:
http://www.putsgrilo.com.br/curiosidades/exercicios-para-o-cerebro-ilusao-de-otica-e-trava-linguas/
https://www.megacurioso.com.br/ilusao-de-optica/48132-29-ilusoes-de-otica-que-vao-fazer-o-seu-cerebro-bugar.htm
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/conheca-15-ilusoes-de-otica-que-vao-dar-um-no-no-seu-cerebro,7a70ed24a5668410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
tudo parece se mexer, fiquei impressionado, gostei
ResponderExcluir