Aula 02 - 8º Ano

Artes Visuais

Cultura e Identidade Cultural

   Ao se falar em identidade, é comum se pensar em características que distinguem uma pessoa ou grupo de pessoas, seus hábitos, costumes, manifestações artísticas, crenças, etnia etc., ou seja, aquilo que identifica uma pessoa ou um grupo. E é no encontro com o outro, com quem é diferente, que as identidades são percebidas, que é possível notar que as sociedades são compostas por diversidades. 

   Geralmente as pessoas costumam associar cultura exclusivamente a grau de estudos, mas, ela abrange muito mais que isso. Cultura é tudo aquilo que dá sentido ao mundo que cerca um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos, assim, fazem parte da cultura de um povo, elementos como, a religiosidade, a definição dos valores morais, idioma que falam o grupo étnico a que pertencem à história da sociedade na qual está inserido o indivíduo etc. 

   Ao longo de nossa vida vamos adquirindo novos conhecimentos e expandindo nossa cultura sobre determinados assuntos, porém, é incoerente dizermos que alguém que não possui os mesmos conhecimentos que nós é inculto, pois como já foi dito, cultura não se resume apenas a conhecimentos, é ela uma rede complexa de elementos que dão significado ao mundo de um indivíduo, composta de diversos elementos e que caracteriza os povos pelo conjunto de fatores que compõe a sua sociedade. 

   Cada povo tem sua própria cultura, com suas próprias características, isso se chama Identidade Cultural, é o que distingue um povo do outro, por exemplo, no Rio Grande do Sul existem adágios linguísticos que são características do povo gaúcho, assim como a visão de valores morais, a religiosidade, a arte, a culinária, os modos de vestir, pensar e agir dentre outros. Já em outro estado, como, por exemplo, São Paulo, esses elementos culturais possuem outras características. 

   Por mais que conheçamos e nos moldemos a outras culturas, a nossa identidade cultural permanecerá a mesma, pois ela influencia na nossa formação, seja pelo modo que agimos, seja pelo modo que pensamos. 

   No entanto, atualmente, contrariando as antigas definições de Identidade Cultural, novos pesquisadores acreditam que seja ela um fator que esteja em natural modificação ao longo dos anos, indo de contra a opinião dos folcloristas que lutam para preservar a sua cultura e para cristalizá-la. Os novos pesquisadores desse campo acreditam que a junção de esferas culturais acabe resultando na originação de uma nova cultura e de uma nova Identidade Cultural. De fato é o que se observa hoje. A mescla dos povos, com seus costumes e tradições, está a gerar um novo fator cultural e de Identidade Cultural. 

   O tema Cultura e Identidade Cultural é ainda muito complexo, pois não dependem unicamente de “a” ou “b” fatores, mas de diversos fatores, que se modificam e se agregam ao longo da história a uma determinada sociedade, a uma determinada civilização.

Farias, M.S. "Cultura e Identidade Cultural". Maio de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/



Identidade e Diversidade Cultural

   A Arte, em todas as suas formas, é um elemento muito importante da cultura. Seres humanos fazem arte há milhares de anos em diferentes lugares, recriando constantemente novas maneiras de fazê-la.
  Isso tem resultado em uma ampla diversidade nas manifestações artísticas com as quais os indivíduos e povos expressam suas ideias, suas crenças e suas tradições. Às vezes, é possível perceber nessas manifestações elementos comuns entre povos e indivíduos, mesmo em lugares opostos do planeta. Em geral, elas refletem seus elementos únicos, que os caracterizam culturalmente e criam uma identidade própria para cada um.


Índios Apiacá no Rio Arinos (1827), de Hercule Florence. Aquarela sobre papel, 40,8 cm x 51 cm

A Pintura acima foi feita no século 19 pelo artista francês Hercule Florence (1804-1879). Desde o início da colonização, e com maior ênfase no século 19, artistas estrangeiros, a maioria deles europeus, vieram ao Brasil e produziram imagens que buscavam documentar a natureza e a vida social local. Esses artistas são hoje conhecidos como artistas viajantes, pois de suas viagens ao Brasil surgiram obras que mostraram aos estrangeiros, especialmente europeus, suas visões sobre o que viram e viveram aqui. Hoje, imagens como essa nos permitem conhecer um pouco sobre o passado do Brasil durante a Colônia e o Império por meio do olhar desses artistas.




Tarefa 01: Caderno de Viagem


   Vários artistas viajantes tinham o costume de levar consigo cadernos de viagem, para realizar desenhos e pinturas, registrando visualmente suas impressões sobre o que viam. Muitos deles faziam pinturas em aquarela, uma técnica de pintura sobre papel, geralmente de rápida execução.

   Nesta atividade, você criará o próprio caderno de viagem, e o usará para registrar a diversidade social e cultural de onde vive. Uma viagem é sempre uma oportunidade de conhecer não só lugares novos, mas pessoas e culturas diferentes, e perceber como os seres humanos se manifestam das formas mais diversas em suas artes, crenças, costumes etc.

   Mas você não precisa fazer uma viagem para poder observar e registrar a diversidade. É possível “viajar” sem se deslocar, estando mais atento às diferenças culturais no próprio local em que você vive.

   Esta atividade será dividida em duas partes. Primeiro, você vai criar o seu “caderno de viagem” e passar uma semana desenhando nele. 


Etapas:

1) Dobre folhas (mínimo 5 folhas de papel sulfite – sem linha) ao meio e grampeie ou cole no centro, criando um caderno. Deixe uma das folhas como capa. Você pode desenhar, pintar e escrever nessa capa, se quiser. Ela pode ser feita de outro papel. Se preferir, você pode criar seu caderno com outros materiais. Seja criativo!

2) Durante uma semana, faça desenhos de observação de pessoas e situações que você encontrar em suas “viagens”. Se quiser, escreva também suas impressões, dizendo o que você acha do que viu e desenhou.


Atenção! Como estamos em quarentena e devemos evitar sair de casa, você fará sua tarefa observando situações do seu cotidiano. Em seu “caderno de viagem”, você poderá registrar suas impressões sobre o momento em que estamos vivendo. 

Enviar para o e-mail fornecido na trilha.
Prazo de entrega: 20/04/2020



Obs: Você poderá enviar sua tarefa por e-mail utilizando diversas ferramentas: Fotografias, filmagem (vídeo), escaneamento de imagem, etc. Após envio, guarde o material com carinho para apreciarmos em nossas aulas presenciais. Lembre-se que há outras formas de entrar em contato comigo, seja pela plataforma Cecierj "fale com o seu professor" ou deixando uma mensagem aqui mesmo no blog. Estarei a disposição para esclarecimento de dúvidas! Desejo que todos estejam bem!


Um abraço e bom estudo!


Comentários

  1. Professora, qual é o e-mail da senhora para que eu possa enviar o trabalho? Não estou encontrando em lugar nenhum.

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    1. Boa noite Paloma!

      O e-mail está na Trilha de aprendizagem da segunda semana. Veja no blog da escola se já está disponível. Não tem problema se houver atraso nesta primeira tarefa. Estamos todos nos adaptando para melhor atendê-los, ok?

      Endereço do Blog da escola : https://faetecead.blogspot.com/p/escolas-de-ensino-fundamental.html

      Um grande abraço e bom estudo!

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    2. bom dia,você poderia colocar o e-mail aqui porque nao estou conseguindo achar

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    3. Boa tarde!

      O e-mail para envio das tarefas é o saberhibrido@gmail.com

      Mas atenção! Nem toda tarefa será necessário o envio por e-mail. Então, leiam o que está sendo pedido na tarefa da aula em questão.

      Um abraço!

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  2. isso aqui e p copiar ou so p ler????

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    Respostas
    1. Boa tarde!

      Os textos desta aula são apenas para leitura, não há necessidade de copiar. Apenas a tarefa "caderno de viagem" deverá ser feita e enviada ao e-mail saberhibrido@gmail.com.

      Um abraço!

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