Aula 02 - 9º Ano

Arte Contemporânea 




Vídeo criado pela equipe do Itaú Cultural para abrir a exposição Trilhas do Desejo e aproximar o público da arte contemporânea. A exposição é um dos resultados do programa Rumos Artes Visuais 2008-2009, que busca identificar e promover obras e artistas contemporâneos de todo o Brasil.

Para vocês, o que é Arte contemporânea?
Alguém tem a mesma opinião das pessoas entrevistadas no vídeo?



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A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra.

A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.

Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.


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Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias.

Nesse panorama, a arte oferece experiências inovadoras pautadas principalmente nos processos artísticos, em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem.

Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela.

Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna. Ela abandonou diversos paradigmas e trouxe valores para a constituição de uma nova mentalidade.

Ao mesmo tempo ela abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.).

Em outras palavras, a mudança da era industrial (moderna) para a era tecnológica da Informação e Comunicação (contemporânea), proporcionou mudanças significativas no campo da cultura e das artes.

Note que a arte contemporânea abriga diversos valores da arte moderna. Destacam-se as inovações e experimentações artísticas bem como a diluição de fronteiras entre as formas artísticas.


Movimentos Artísticos Contemporâneos 

Imbuídos dos ideais que alicerçam a arte contemporânea, surgem diversos movimentos ou escolas artísticas vanguardistas.

Elas buscaram romper com a Arte Moderna, ligada ao consumo, para dar lugar à arte contemporânea, relacionada com a comunicação:
  • Arte Conceitual 
  • Arte Povera
  • Arte Cinética
  • Pop Art
  • Op Art
  • Expressionismo Abstrato
  • Minimalismo
  • Hiper-realismo
  • Action Painting
  • Land Art
  • Street Art
  • Body Art
  • Performance na Arte 

As principais características da arte contemporânea são:
  • Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias;
  • Subjetividade e liberdade artística;
  • Efemeridade da arte;
  • Abandono dos suportes tradicionais;
  • Mescla de estilos artísticos;
  • Utilização de diferentes materiais;
  • Fusão entre a arte e a vida;
  • Aproximação com a cultura popular;
  • Questionamento sobre a definição de arte;
  • Interação do espectador com a obra
https://www.todamateria.com.br/arte-contemporanea/


Tarefa:

Nesta semana não iremos realizar atividades escrita. A proposta é que vocês assistam alguns vídeos e vejam algumas obras de arte para que possam assimilar todo o conteúdo dado. Observem as características da arte contemporânea no que vocês irão ver. Formulem questões, opiniões, tirem suas próprias conclusões, afinal, a arte contemporânea é um campo repleto de possibilidades. Se desejarem, deixem algum comentário no final do blog sobre suas opiniões a respeito da arte contemporânea.


Obras de Artes Contemporânea para análise: 
(Não precisa escrever, apenas formule as respostas em sua cabeça)



Cildo Meireles:

Cildo Campos Meirelles (Rio de Janeiro/RJ, 1948), artista multimídia, é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros contemporâneos. Ele é um artista conceitual com uma reputação internacional, que cria os objetos e as instalações que acoplam diretamente o visor em uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, o regime militar brasileiro (1964-1984) e a dependência do país na economia global. Dentre suas obras conceito estão: 


Projeto Coca-cola.


Questione:
a) O que você está vendo? Descreva.
b) Qual a provável ideia que a artista quis passar?
c) Isso é Arte contemporânea? Por quê?
d) Qual a maneira usada pela artista para expor suas ideias e questionamentos? Por que escolheu fazer dessa maneira e não de outra?

Informações sobre a obra: Cildo Meireles, no Projeto Coca-cola, gravou nas garrafas de refrigerantes (embalagens de retorno) um dos símbolos mais eminentes do imperialismo norte-americano, a frase “Yankees go home”, para, posteriormente, devolvê-la à circulação. Utiliza-se o processo de decalque (silk-screen) com tinta branca vitrificada, que não aparece quando a garrafa está vazia e sim quando cheia, pois fica visível a inscrição contra o fundo escuro do liquido da Coca-Cola.


Quem matou Herzog? (1975)

Questione
a) O que você está vendo?
b) Qual a sua interpretação da obra? O que está
“dizendo” a você?
c) Isso é Arte contemporânea? Por quê?
d) Quais as cores e os tons predominantes na obra?
e) Que relação você faz da obra com sua vivência
(artista–obra–você)?



Informações sobre a obra: Nos anos de censura, medo e silêncio que se seguiram à promulgação do AI-5 (Artigo Institucional - 5), Cildo Meireles destacou-se pelo seu trabalho em carimbo em notas de um cruzeiro. Com a mensagem explicita, Quem matou Herzog? (Vladimir Herzog foi um mártir da ditadura militar), e anônima, mostrou sua visão da arte enquanto meio de democratização da informação e da sociedade - motivo pelo qual costumava gravar em seus trabalhos deste período a frase: “a reprodução dessa peça é livre e aberta a toda e qualquer pessoa”, ressaltando a problemática do direito privado, do mercado e da elitização da arte.



Lygia Clark 

Lygia Pimentel Lins (1920-1998), mineira, foi pintora e escultora; mudou-se para o Rio de Janeiro em 1947. A artista estudou as possibilidades terapêuticas da arte sensorial com uma abordagem diferente para cada pessoa, usando os “Objetos relacionais", que é a designação genérica atribuída por Lygia Clark a todos os elementos que utilizava nas sessões de Estruturação do Self – trabalho praticado de 1976 a 1988, no qual Lygia trabalha o “arquivo de memórias” dos seus pacientes, os seus medos e fragilidades, através do sensorial. A artista desenvolve também, de 1967 a 68, seus projetos para “Proposições existenciais”. Dentre esses projetos estão:


Diálogo: Óculos (1968)



Questione:
a) O que você está vendo? Descreva.
b) Qual a provável ideia que a artista quis passar?
c) Isso é Arte contemporânea? Por quê?
d) Você vê algum sentimento nessa obra? Qual(is)?

Informações sobre a obra: A obra Diálogo: Óculos (1968) deve ser vivenciada a dois, esboçando as investigações de propostas coletivas da artista.



Conclusão:

Arte Contemporânea é mais difícil de ser entendida, pois ela perturba, provoca e incita o espectador.

Não é possível classificá-la, já que as modalidades da arte atual não têm características delimitadas, nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores, o que dificulta essa tentativa.

Se a Arte contemporânea parece algumas vezes “incomunicável”, é porque justamente se apoia num jogo de códigos que brinca com uma aproximação com a vida e o cotidiano.

A arte, em sua condição contemporânea, não se interessa mais por produzir saberes ou sagrados, trata apenas de articular questões.

Na Arte contemporânea as possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas.

Arte em si já não é o objetivo final, mas sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos no cotidiano pela rápida transformação do mundo atual.

A Arte contemporânea se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.



Bom estudo!

Comentários

  1. Profª Patrícia, boa noite. Não estou achando o e-mail conforme orientação que estaria na aula 2.

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  2. Boa noite!

    O e-mail está na Trilha de aprendizagem da segunda semana. Veja no blog da escola se já está disponível. Não tem problema se houver atraso nesta primeira tarefa. Estamos todos nos adaptando para melhor atendê-los, ok?

    Endereço do Blog da escola : https://faetecead.blogspot.com/p/escolas-de-ensino-fundamental.html

    Um grande abraço e bom estudo!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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