Aula 03 - 9º Ano

Arte Conceitual

Arte Conceitual surgiu na década de 1960, como um desafio às classificações impostas à arte por museus e galerias. As galerias afirmavam categoricamente ao público: Isso é arte. Já a arte Conceitual buscava questionar a própria natureza da arte perguntando: O que é arte?

Este movimento enfatiza a eliminação do objeto artístico, exigindo novos métodos de elaboração. O objeto e sua execução era, na maioria das vezes, postos de lado. A intenção era realizar o “trabalho” na mente do artista espectador. O artista conceitual propõe ideias de obras e o receptor da proposta deve imaginá-las.

Portanto, a Arte Conceitual é uma forma de expressão artística que defende que as ideias, reflexões e provocações são mais importantes em uma obra de arte do que os materiais que foram utilizados para compô-la.

Para a Arte Conceitual o que importa não é a estética da obra, mas sim a ideia que envolve o trabalho. 


Principais Características:

Na arte conceitual, a arte visual passa a ser considerada como ideia e pensamento, em vez de meramente observada. Por isso, o indivíduo que observa esse tipo de obra tem um papel importante de observar e buscar captar a ideia presente nela.

O artista tem como foco a ideia, o conceito, o planejamento, podendo, muitas vezes, atribuir o trabalho físico a uma pessoa que tenha uma habilidade técnica específica.

Na Arte Conceitual é comum usar elementos não muito usuais e, por vezes, considerados inusitados tais como mapas e textos escritos, como por exemplo definições de dicionário, fotografias, e objetos do cotidiano como utensílios domésticos.
Para além desses elementos, a ideia é sempre o foco mais importante de uma obra conceitualista.



Marcel Duchamp e a obra “A fonte”

Marcel Duchamp foi um artista, pintor, poeta e escultor francês. Ele é considerado um dos grandes percursores da arte conceitual, assim como o Expressionismo abstrato e o Surrealismo.

Duchamp foi o inventor dos “ready-made”, um importante conceito da Arte Conceitual.

O ready-made nada mais é que os objetos cotidianos e banais que foram criados para uma função específica e depois de descartados foram ressignificados para compor uma obra conceitualista. Exemplo: um pente, uma cadeira, uma corda, entre outros.

Assista o vídeo abaixo:

A obra “Fonte” foi criada no ano de 1917, considerada a obra mais importantes do pintor e uma das obras conceitualistas mais conhecidas. A obra é composta por um urinol branco invertido feito de cerâmica.

Duchamp conseguiu estabelecer a ideia de que um artista nem sempre precisa dominar técnicas detalhistas, às vezes é apenas preciso apresentar algo novo, que indague e questione o público e suas verdades.

Essa obra abriu uma série de discussões que questionavam o papel da arte. Muitas pessoas também puderam refletir sobre o que é de fato arte através dessa obra que causou bastante impacto quando foi exposta pela primeira vez.

O artista assinou a obra com um pseudônimo de R. Mutt e justificou essa escolha dizendo que ele queria que as pessoas a observassem sem ter o peso do nome real dele, que já era um artista conhecido na época.

Assim como nessa obra, o artista sempre buscou em suas criações questionar o conceito de arte na sociedade. Outra obra bastante conhecida de Marcel é “Roda de Bicicleta”, feita antes da obra “Fonte”, em 1913.
À esquerda Marcel Duchamp com a obra Roda de Bicicleta (1913). À direita, a obra Fonte (1917)

Duchamp tem outras obras bastante conhecidas, exemplos: “Nu descendo a escada”, feita em 1912-1916, “A grande imagem de vidro”, feita em 1915-1923 e “Porta-garrafas”, feita em 1964.


Nu descendo a escada

O grande vidro trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, e na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes que ainda rendem bastante discussão. Como observou Octavio Paz, o Grande Vidro ‹é um enigma e, como todos os enigmas, não é algo que se contempla mas sim que se decifra›.

Porta Garrafas

TAREFA:

Segue abaixo algumas questões retiradas de vestibulares para que você teste o seu conhecimento sobre arte conceitual. Responda as questões em em seu caderno. Não é necessário envia-las por e-mail. Na semana seguinte, deixarei as respostas corretas para correção aqui no Blog, na parte "comentários".


Exercícios de Vestibular sobre Arte Conceitual

1. (UnB - 2018/1)

Cildo Meireles. Inserções em circuitos ideológicos: projeto célula. Selo de goma sobre nota de 1 cruzeiro. (1975)



Considerando a obra Inserções em circuitos ideológicos: projeto cédula, de Cildo Meireles, julgue o item seguinte.

O artista carimbou uma cédula de dinheiro com o intuito de expô-la em diversas galerias e museus do mundo todo, o que garantiria a concretização de sua proposta de difundir ideias por meio de artefatos de alta circulação na sociedade.

a) certo
b) errado

***

2. CESGRANRIO (2011)

A arte conceitual é um movimento da Arte Contemporânea. São características da Arte Conceitual, EXCETO

a) ser cerebral e não retiniana.
b) ser provocativa.
c) dispensar a habilidade manual do artista.
d) trazer, em todas as obras, uma crítica ao consumo.
e) ter uma ideia por trás de cada obra.

***

3. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008 - UEPA/PA - Técnico Educação Artística

Com relação à arte conceitual e suas formas de representação, assinale a opção correta.

a) Um evento montado dentro de um museu em que o artista utiliza materiais como terra e móveis para criar sua obra é considerado arte ambiental.
b) Uma obra é classificada como arte conceitual quando está concluída, não sendo o seu processo de construção considerado.
c) As instalações são exposições que podem ocupar uma sala inteira cheia de um conglomerado de objetos comuns sem sentido, como palavras, vídeos, fotos, latas etc.
d) Os conceitualistas valorizam o objeto, no qual, segundo eles, reside o conceito essencial da obra.

***
4. (Enem-2017/adaptado)
TEXTO I

TEXTO II
Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou:
— Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look . É muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. É preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto.

CABANNE, P.Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado).

Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em:

a) designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artifície do século XX.
b) considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte.
c) revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte.
d) criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
e) atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.

***
5. (Enem-2017)
TEXTO I

TEXTO II
No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n. 1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na ltália.

Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que ninguém quisesse se enfiar nela”.

DEMPSEY. A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify. 2003.

A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela:

a) dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida.
b) exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades.
c) repetição exaustiva de elementos visuais, levando a simplificação máxima da composição.
d) incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna.
e) geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real.


Sugestões de leitura:

https://www.guiaestudo.com.br/arte-conceitual (Acesso em 15/04/2020)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3187/arte-conceitual (Acesso em 16/04/2020)

https://www.tate.org.uk/whats-on (Acesso em 16/04/2020)

Bom estudo!

Comentários

  1. Testando o seu conhecimento sobre Arte Conceitual...

    Respostas corretas das questões de vestibulares da Aula 03 - 9º Ano

    1) Alternativa b) errado

    O intuito do artista não era o de expôr essas cédulas em galerias e museus, e sim de suscitar o pensamento crítico nas pessoas. Portanto, a alternativa correta é a B.
    O artista usou o recurso de carimbar as notas de dinheiro com questionamentos políticos e com caráter de denúncia, a fim de fazer circular entre a população informações e reflexões a respeito do regime vigente: a ditadura militar.


    2) Alternativa d)

    Trazer, em todas as obras, uma crítica ao consumo.
    Não há obrigatoriedade dos artistas que produzem arte conceitual em abordar apenas o tema da crítica ao consumo. Esse pode ser um questionamento presente nas obras conceituais, entretanto, diversas outras reflexões também são exploradas em tal vertente.


    3) Alternativa c)

    As instalações são exposições que podem ocupar uma sala inteira cheia de um conglomerado de objetos comuns sem sentido, como palavras, vídeos, fotos, latas etc.
    As instalações artísticas consistem em obras que possuem diversos elementos organizados em um ambiente. Esse tipo de manifestação pode ser momentâneo, existindo apenas na ocasião de uma exposição, ou pode ser fixo, permanecendo no espaço para visitação.


    4) Alternativa correta: d)

    Criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
    a) INCORRETA. O termo "artíficie" se refere à artesão ou artista. Marcel Duchamp não tinha a intenção de fazer dos artistas de vanguardas os "únicos" ou as "referências" da arte do século XX, mas sim de inovar nas ideias e trazer reflexões à tona.
    b) INCORRETA. A intenção de Duchamp não estava relacionada com a forma dos objetos, muito menos ditar o que era essencial à arte ou não.
    c) INCORRETA. A preocupação não era de trazer novo conceito de belo, o que ele propunha era questioná-lo, bem como de questionar a própria arte.
    d) CORRETA. Duchamp integrou o movimento de vanguarda dadaísta, que tinha como um dos princípios questionar a obra de arte como uma atitude "antiarte". Portanto, ao colocar em um salão de exposições um objeto já produzido anteriormente, o artista questiona os motivos que apontam e definem o que é ou não uma obra de arte.
    e) INCORRETA. Ele tampouco tinha como meta transformar necessariamente objetos industriais em arte, entretanto utilizava alguns deles para questionar o conceito de arte.


    5) Alternativa correta: b)

    Exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades.
    a) INCORRETA. O artista não propõe dissolver contornos e tonalidades, e sim explorar elementos da vida diária.
    b) CORRETA. O ready-made é uma expressão da arte que utiliza objetos do cotidiano que já foram produzidos por outras pessoas, normalmente com alguma função utilitária. No contexto artístico, o artista se apropria de tais objetos, ressignificando-os.
    Na obra apresentada, Rauscheberg usa uma cama como suporte de sua arte, explorando de maneira incomum esse objeto tão presente na vida das pessoas.
    c) INCORRETA. Não há repetição de elementos na obra de Rausehenberg. Tal característica fazia parte do movimento da pop art.
    d) INCORRETA. Essas são particularidades da vanguarda futurista, que não se relaciona com a obra citada.
    e) INCORRETA. A geometrização das formas é característica do cubismo, que não tem vínculo com a obra apresentada.

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