Aula 04 - 8º Ano

Abayomi

Abayomi é uma boneca de origem africana. No Brasil, ela tornou-se um símbolo da luta dos afro-brasileiros contra o preconceito e a descriminação. 


Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.




Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. A partir de todos estes elementos é possível ter uma dimensão da importância das bonecas Abayomi para história do Brasil e sua relação com o continente africano. Além de serem encantadoras, elas se colocam como elemento de afirmação das raízes da cultura a brasileira e também do poder e determinação das mulheres negras.








TAREFA:
Nesta semana vamos aprender e confeccionar uma boneca Abayomi. Selecione e separe os materiais necessários. Para não perder as características, as bonecas devem ser confeccionadas seguindo a técnica Abayomi e decoradas com fitas, bordados, restos de bijuterias e miudezas. Veja abaixo as instruções passo a passo de como confeccioná-las. Após o trabalho finalizado, mande fotos ou vídeos de sua boneca para o e-mail saberhibrido@gmailcom . Capriche, pois estarei postando o resultado aqui mesmo no blog! Qualquer dúvida já sabem como me contactar.
Prazo para envio: 11/05/2020.

Como fazer?









Se preferir, assista tutoriais:




Fontes:


Bom estudo!

Comentários

  1. Nome:Daniel Sampaio

    Boa Tarde, professora

    eu não tenho os materiais necessários para confeccionar a boneca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniel!
      Compreendo. Tente utilizar materiais alternativos como papel crepon, sacolas de supermercado, ou tecidos de limpeza da casa.
      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Nosso Mural

Criado com o Padlet