Aula 08 - 9º Ano (Pop Art)

Por Art

Pop art ou Arte popular foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.




Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas. 

Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. É um dos maiores representantes da pop art, além de pintor, ganhou grande destaque no cinema de vanguarda e na literatura. 

Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. São exemplos Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley. 

Warhol também representou a impessoalidade do objeto ao reproduzir as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.


Características da pop art
  • Aproximação da arte com a vida cotidiana;
  • Utilização de cores intensas e vibrantes;
  • Reproduções de peças publicitárias;
  • Inspiração na cultura de massa;
  • Uso da serigrafia;
  • Imitação da estética industrial;
  • Reproduções em série do mesmo tema;
  • Uso da imagem de celebridades;
  • Inspiração no universo das história em quadrinhos.

Pop Art no Brasil

No Brasil, a pop art se transformou em um instrumento para denunciar maus tratos sociais e o totalitarismo político que o país passava na década de 60, com a Ditadura Militar.

As impressões em silkscreen e as referências de histórias em quadrinho e gibis estavam presentes nas críticas que os artistas da pop art brasileira produziam. Sob um olhar nos trabalhos irônicos de Wahol, a pop art do Brasil usou dessa linguagem, mas para não apenas discutir o consumismo e materialismo, mas também para atacar os abusos e torturas que estudantes e intelectuais estavam sofrendo do governo militar naquela época.


A colagem O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? (1956), de Richard Hamilton, é considerada uma das primeiras obras da pop ar


Marilyn Monroe (1962), Andy Warhol. A primeira série de imagens mostra a diva colorida, e a segunda em preto e branco é como se sugerisse a morte da celebridade.

Marilyn Monroe (1962), Andy Warhol


Com a obra Sopa Campbell (1963), as vendas do produto aumentaram muito nos EUA


Não há vagas (1965), Rubens Gerchman, é uma crítica social





Triple Elvis (1963), de Warhol, retrata o ídolo da música Elvis Presley




Coca cola (1963), de Andy Warhol. A pop art busca referências diretas na publicidade


Roy Lichtenstein



Sugestões de leitura:





Bom estudo!

Comentários

Nosso Mural

Criado com o Padlet