Aula 14 - 8º Ano (Releitura)

Releitura


Não podemos confundir releitura e cópia. A cópia é uma mera reprodução. Já a releitura cria, transforma. Reinterpreta algo, reconstruindo em outro contexto um novo sentido.Para realizarmos uma releitura, partimos da obra original, criando um novo trabalho.

Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantêm um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc.


Este recurso esta presente em todas as manifestações de Arte.


Vamos agora ver alguns exemplos baseados em obras originais nas artes plásticas:


Menina com Brinco de Pérola do pintor Johannes Vermeer duas releituras


Releituras à partir da obra Monalisa de Leonardo da Vinci


O fotógrafo italiano Marco Pece, que usou peças de Lego para reconstruir quadros como “O Grito”, de Edvard Munch.



Maurício de Sousa fez a releitura de “Rosa e Azul”, de Renoir.






Comentários

Nosso Mural

Criado com o Padlet