Aula 14 - 9º Ano - (O que você vê da sua janela?)

O que você vê da sua janela?


Esquadros


Eu ando pelo mundo prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa
Filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome


Pela janela do quarto
Pela janela do carro


Pela tela, pela janela

(quem é ela, quem é ela?)

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle


Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
As crianças correm para onde?
Transito entre dois lados de um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro
Eu canto para quem?


Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela

(quem é ela, quem é ela?)

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle


Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado...


Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...


Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei

Não tem ninguém ao lado...


Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...

(Adriana Calcanhoto)



Tarefa:

1) Que mensagem a música transmite? Comente:


2) Elabore uma carta para a personagem, afirmando ser um admirador secreto que a observa todos os dias quando ela está na janela e que deseja um encontro:


3) Faça uma pesquisa em seu caderno sobre os dois artistas citados na música para entender o que a autora quis dizer com "Cores de Almodóvar / Cores de Frida Kahlo": 








Referência:

(Acesso em 28/08/2020)

 

Comentários

  1. 1- A canção traz um tom melancólico que casa perfeitamente com a atmosfera de solidão presente na letra.


    2- olá, sou um admirador secreto que todos os dias te observo quando estais na janela! Você é linda, uma mulher deslumbrante, que valoriza tudo que vê... Te conheço de longe mas gostaria de te conhecer mais de perto! Você toparia um encontro entre nois dois?


    3-Vale mencionar que os tons fortes, chamados de chillones, são usados por Almodóvar para expressar os sentimentos das personagens, capturando a atenção do espectador. O mesmo pode ser dito para Frida Kahlo, que atribuía significado emotivo às cores.Uma outra interpretação comum seria a de que Calcanhotto menciona os dois artistas como referência de símbolos da comunidade LGBTQI+, e as cores seriam uma forma de expressar essa diversidade.

    ResponderExcluir
  2. 1- A canção traz um tom melancólico que casa perfeitamente com a atmosfera de solidão presente na letra.


    2- Este seu jeito meigo, inteligente, forte e espirituoso me conquistou... Não consigo passar um dia sem lhe observar pela janela! O seu olhar me aquece e me dar calor!... Você é uma pessoa muito deslumbrante e atraente... No momento não tenho coragem de me revelar. Se você desejar me conhecer, deixe um recado neste mesmo lugar! Que responderei em breve, marcando um encontro. Fico por aqui, ansioso por sua resposta.
    Do seu admirador secreto.

    3- Para evocar a sensação de deslumbramento, ela cita dois artistas muito famosos pelo uso que fazem de cores fortes e vibrantes: o cineasta espanhol Pedro Almodóvar e a pintora mexicana Frida Kahlo. Vale mencionar que os tons fortes, chamados de chillones, são usados por Almodóvar para expressar os sentimentos das personagens, capturando a atenção do espectador. O mesmo pode ser dito para Frida Kahlo, que atribuía significado emotivo às cores. Uma outra interpretação comum seria a de que Calcanhotto menciona os dois artistas como referência de símbolos da comunidade LGBTQI+, e as cores seriam uma forma de expressar essa diversidade.

    ResponderExcluir
  3. 1) A musica fala sobre olhar a beleza do mundo que nos cerca.

    2) Estive observando você pela janela, o jeito que você olha despercebida para fora da sua casa é lindo! Seus olhos brilham com a luz do sol tanto quanto com a do luar. Se me conceder um encontro com a senhorita, ficarei muito feliz!
    ass: admirador secreto

    3) Almodóvar é uma ator, ou seja, quando ela fala para prestarmos atenção nele, ela está falando para nós apreciarmos sua atuação. No caso da Frida, que é uma artista, apreciar suas pinturas.

    Aluno: Antônio Dalmaschio Rito - 9° ano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nosso Mural

Criado com o Padlet