Aula 17 - 8º Ano (A Arte e a Publicidade)

 A Arte e a Publicidade

O que vocês entendem por publicidade?

A publicidade é uma atividade profissional dedica à difusão de ideias associadas a empresas, produtos e serviços, especificamente, propaganda comercial.

Veja alguns exemplos de imagens publicitarias:


Publicidade é Arte? Essa é uma discussão bem antiga e não oficialmente definida. A publicidade pode e vem se valendo da Arte como meio de divulgação. (Deixe a sua opinião nos comentários)

Veja alguns exemplos: 





Publicitando Puc: Fevereiro 2016




VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DA ARTE? E DA PUBLICIDADE?

Arte e publicidade sempre andaram de mãos dadas, fato! Ambas são divertidas, emocionam e floreiam o nosso dia. Porém, apesar de utilizarem a mesma linguagem pictórica (pontos, linhas, planos e cores) e conteúdo (ideia), existe uma diferença sutil entre elas: a função.

A Arte existe para dizer o que é indizível, como diz Leonardo Da Vinci, pois é através da arte que expressamos nossos sentimentos. Mas não é só para expressar sentimentos que a arte existe. Na verdade, de acordo com estudos da área, a arte já teve várias funções: retratar a realidade, contar a história de povos- de Cristo, de heróis-, embelezar locais.

Já a publicidade está mesmo interessada em vender um produto e para isso, utiliza da linguagem da arte para dar o seu recado e emocionar o público. Podemos dizer que “enquanto a publicidade está preocupada em vender um produto, a arte está interessada, dentre outras coisas, em passar uma ideia, seja referente a um sentimento, seja a valores da sociedade ou pensamentos.”


A LINGUAGEM E SIGNIFICADO DAS IMAGENS ARTÍSTICAS E IMAGENS PUBLICITÁRIAS

Outro fato que devemos nos ater é quanto ao entendimento do significado das imagens artísticas e publicitárias. Como a Arte não tem uma intenção comercial, geralmente utiliza uma linguagem mais indireta. Quantas vezes, ao olharmos para uma imagem temos várias ideias do que ela pode representar? Além disso, nem sempre as pessoas tem a mesma interpretação de uma imagem.

Na publicidade isto é algo que não pode acontecer! A mensagem tem que ser direta e sem espaço para dúvidas, pois o cliente deve entender o que está vendo e captar a mensagem: comprar aquele produto! Por isso, geralmente as imagens publicitárias vêm acompanhadas de um texto, para que não hajam dúvidas do expectador.



VAMOS ANALISAR AS IMAGENS ABAIXO? PUBLICIDADE OU ARTE? (Responda nos comentários)

Publidade da TAM utilizando da Arte

Pop Art




Bibliografia:


Comentários

  1. 1 imagem - Publicidade
    2 imagem - arte

    ResponderExcluir
  2. 1 imagem - publicidade
    2 imagem - arte

    ResponderExcluir
  3. A primeira imagem e publicidade e a segunda e art.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nosso Mural

Criado com o Padlet